Redirect

os caminhões do futuro

Postado por edir emmel sexta-feira, 9 de abril de 2010

22793a7e13939638226f9e71cb3e96f58e71d02f

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além de chamarem a atenção com sua beleza, serão em media 40% mais economicos.

A Volvo apresentou, durante o ITS (congresso mundial sobre sistemas e serviços de transportes inteligentes, que começou no último dia 21, na Suécia) as mais recentes inovações tecnológicas no campo de segurança ativa, usando um caminhão conceito e um simulador de direção.

O simulador demonstra o Apoio Automático para Filas, uma função que acelera e freia o veículo automaticamente em baixas velocidades – por exemplo, em situações de filas de tráfego em movimento lento. “Mostraremos as soluções de segurança ativa do futuro, incluindo uma geração totalmente nova de sistemas de apoio ao motorista, que deixam o veículo com maior ou menor nível de automação, de acordo com as circunstâncias”, disse Carl Johan Almqvist, diretor de segurança e de produto da Volvo Trucks.

A Volvo Trucks ainda exibe no congresso um caminhão que faz parte de um projeto da União Européia, com o nome de Highly Automated Vehicles for Intelligent Transport (Veículos Altamente Automatizados para Transportes Inteligentes). Estes caminhões incluem o E-horizon que, por meio de links para bancos de dados de mapas, fornece ao motorista informação sobre colinas, curvas e confluências encontradas em sua rota.

caminhorenautt016jt

Desenhistas das mais diversas marcas já fizeram estudos conceituais para duas ou três gerações futuras dos reis da estrada. A Scania, Mercedes-Benz, Volvo e Renault estão entre as marcas que mais investem em projetos de caminhões para o futuro. Para a maioria, a primeira fonte de inspiração nos estudos dos novos modelos foi a cultura de personalização, tão em voga nos Estados Unidos e na Europa, quanto no Brasil. A Scania apresentou na feira de transportes IAA de 2004, em Hanover, um estudo em escala natural do funcionalismo para os motoristas do futuro que pensam viver nos próprios caminhões. As longas viagens de 8 mil quilômetros de distância e duas semanas de duração exigirão um outro tipo de conforto, funcionalidade e segurança. Os fabricantes de caminhões têm de renovar a concepção do espaço interior da cabina, sua utilização e decoração.

futuro_00124

O maravilhoso mundo dos sensores
Obviamente o trem de força dos brutos estarão otimizados, com motores mais potentes, mais duráveis, mais econômicos e menos poluentes. Os níveis de eletroeletrônica embarcada serão altíssimos, assim como ocorre com os automóveis. No Beevan, projeto conceitual da Volvo, o assento do motorista foi colocado no centro da cabine, rodeado por um pára-brisa envolvente de 180 graus e uma série de monitores ligados a câmeras que possibilitam uma completa visão lateral e posterior. Os degraus são retráteis, que se abrem para dar acesso ao interior da cabine, e as portas são deslizantes. Para facilitar a vida do motorista, seu assento gira para o lado da porta quando ela é aberta.UNKNOWN_PARAMETER_VALUE_4_c_pia

 

Os projetos dos caminhões modernos prevêem principalmente uma completa gama de sistemas eletrônicos de segurança, como sensor que alerta quando o veículo troca de faixa, sensores de aproximação de outros veículos ou obstáculos e monitores que detectam se o motorista adormecer ao volante. O modelo da Scania inclui uma câmera para ler e registrar o movimento dos olhos do motorista. Se ele cochilar, será despertado por meio de sinais luminosos, sonoros e até vibrações no banco. Câmeras instaladas na frente, nas laterais e na traseira vão registrar áreas com ângulos cegos, que não são alcançados pelos retrovisores. As imagens aparecem em telas de cristal líquido no painel do veículo. E, principalmente, os freios nas rodas dos caminhões do futuro serão acionados automaticamente toda vez que o motorista não obedecer a uma distância segura em relação ao veículo da frente.

Espelhos retrovisores??? Já eram!!!

São 5 câmeras que emitem as imagens e são passadas através de monitores instalados dentro do veículo.

Dentro da cabine, a grande quantidade de vidros dá uma ótima visibilidade e favorece a iluminação interior, com uma excelente ergonomia, o motorista tem tudo à mão.

futuro_00134

 

Future-Trucks-Today-14

 

22793a7e13939638226f9e71cb3e96f58e71d02f

Oque se pensava ser apenas obras de filmes ficção científica eis agora a realidade.

2 comentários
  1. Pow é massa, sera que vai ser assim mesmo? tomare.

    Ae desculpa comentar com o nome do meu blog, voce devia colocar a opçao de o pessoal comentar como anonimo e Nome/Url eu odeio comentar com o nome do meu blog um dia um cara falou para mim só comenta pro pessoal ver o nome do seu blog e acessar? ai eu fiquei com raiva de mais. Foi mal ae

    Posted on 9 de abril de 2010 às 11:48

     
  2. Marcia Silva Said,

    ADOREIIIIIIIIIII

    Posted on 9 de abril de 2010 às 19:45

     

Postar um comentário