Redirect

cirurgia plástica na adolescÊncia quais são os perigos?

Postado por edir emmel segunda-feira, 12 de abril de 2010

 

cirurgias-plasticas-2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta é uma questão bastante pertinente que se coloca, poderá uma adolescente submeter-se a uma cirurgia plástica? A resposta não é tão simples como se pensa. Nada é estritamente proibido, mas também não é totalmente liberado. Cada caso é um caso e deve ser analisado individualmente. No entanto, existem mesmo algumas cirurgias plásticas que devem ser feitas na juventude, de forma a evitar alguns tipos de constrangimento. A adolescência é uma fase complexa, porque se tem que enfrentar todas as transformações hormonais e corporais e ainda a aprovação social. Sabemos que os jovens são cruéis e que facilmente transformam um defeito em algo bem maior do que é. Isto leva muitos adolescentes a quererem alterar alguma coisa na sua aparência. Normalmente as queixas mais comuns são o nariz grande, as orelhas de abano e o volume excessivo das mamas.

botox
Apesar da cirurgia plástica ser uma ferramenta valiosa na melhoria da auto-estima dos adolescentes, é preciso respeitar algumas restrições médicas. Até porque as pessoas não têm a estrutura a ser operada, desenvolvida em tempos iguais. Por exemplo, a orelha só deve ser operada após os seis anos, altura em que a cartilagem já alcançou o crescimento máximo, ou seja, o seu tamanho será o mesmo até à fase adulta. Caso o paciente faça a cirurgia antes, corre o risco de que alguma função corporal seja prejudicada ou o resultado não fique como o esperado. Mas não é só a formação incompleta que limita a realização de um plástica, a imaturidade psicológica, a expectativa irreal e a não autorização dos pais, são outros factores que impedem um procedimento cirúrgico, durante a adolescência. Como tal, o médico deve fazer uma boa avaliação clínica e psicológica dos jovens candidatos à cirurgia, para perceber a real motivação que os conduz à intervenção.

mix06102009082917-584
Assim, os cirurgiões defendem que cada caso precisa de ser avaliado separadamente. Por exemplo, a lipoaspiração, muito procurada pelas meninas, não é recomendada antes dos 18 anos, porque até aqui a adolescente tem a possibilidade de procurar outras alternativas para queimar as gorduras extras, podendo fazer uma reeducação alimentar e exercício físico. Tal como a lipoaspiração, a plástica de aumento mamária, a abdominoplastia, o lifting de glúteos e coxas e a prótese glútea, são cirurgias plásticas não indicadas para adolescentes. Por outro lado, existem algumas intervenções que podem ser feitas, mediante autorização do médico e dos pais, tais como: a redução de mama, a otoplastia (orelha de abano), a ginecomastia (rapazes com a glândula mamária desenvolvida), a rinoplastia (nariz desproporcionado) e a prótese de mama (para quem tem hipomastia). Ser adolescente é complicado, será que vale a pena complicar ainda mais?

cirurgia-plastica_crianca

 

O período da adolescência é marcado por transformações corporais, hormonais e comportamentais. É nessa fase que muitos adolescentes apresentam os primeiros sinais de insatisfação com o corpo, ainda mais em sociedades onde existem uma busca desenfreada pela perfeição.

Esse descontentamento com as características corporais que tem impelido jovens a recorrerem, cada vez mais cedo, à cirurgia plástica. De acordo com pesquisa da DataFolha, feita para a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-SBCP, o inúmero de adolescentes interessados e submetidos a esses procedimentos cresce constantemente.

img_20060803_183811

  • Qual a idade ideal para que os procedimentos mais habitualmente procurados pelos jovens sejam realizados?

Cada tipo de cirurgia tem um tempo que deve ser respeitado. A Otoplastia para redução das orelhas de abano é indicada a partir dos 4 anos; uma rinoplastia a partir dos 16 anos; mama e lipoaspiração, a partir dos 18 anos. Mas a realização de uma cirurgia plástica antes da idade indicada deverá ser avaliada pelo cirurgião, em conjunto com o paciente e seus responsáveis.

  • Destas, quais são indicadas para corrigir algum problema de saúde e quais são para satisfazer a vaidade?

Somente a rinoplastia pode ser enquadrada como problema de saúde, porque ela corrige questões funcionais que afetam a respiração do paciente. Eventualmente, a redução da mama é procurada por adolescentes com problemas de coluna.

  • Quais fatores influenciam uma adolescente na procura de uma cirurgia plástica?

Esta é uma fase de construção da personalidade, na qual a autoestima, a vontade e a necessidade de sentir-se bem são aspectos emocionais importantes e, praticamente, determinantes na decisão de se realizar uma cirurgia plástica. A adolescente espera se sentir mais confiante entre os amigos e frente aos garotos.

  • Quais os riscos de uma cirurgia plástica em pessoas com menos de 18 anos?

Os mesmos riscos eminentes de uma cirurgia: infecção, hemorragia, dentre outros fatores. Há também o risco adicional por expectativa não realista e elas são causadas devido à personalidade em formação do adolescente. Por exemplo, a adolescente tem problemas de autoimagem dificilmente ficará satisfeita com o resultado de uma plástica.

antes_depois_cirurgia_plastica_08

antes_depois_cirurgia_plastica_03

beleza-e-saude-brincos-pesados--piercings-cirurgia-reconstroi-lobulo-orelha

angelina-jolie-150x150

geisy1

0 comentários

Postar um comentário