Redirect

Sem cirurgia pílula promete diminuir espaço no estomago

Postado por Alex domingo, 25 de abril de 2010

A obesidade é um problema grave, que traz uma grande número de problemas para a saúde da pessoa. O mundo corrido em que vivemos e o tipo de comida que ingerimos no dia a dia só estão ajudando a criar novos obesos. Soluções para isso não faltam, que vão da força de vontade de fazer um regime a opções mais drásticas como cirurgias para diminuição do estômago.

Uma empresa americana chamada Gelesis promete chegar a um meio termo neste assunto. Eles criaram uma pílula feita a base de uma fonte alimentar não revelada que promete diminuir o espaço no seu estômago deixando-o cheio, diminuindo desta forma a vontade de comer.

Sabe aqueles brinquedinhos, parecendo uma esponja, que são colocados na água e crescem? Esta é a idéia básica do medicamento da Gelesis. Quando a pessoa toma o comprimido com um copo de água ele cresce até em 100 vezes o seu tamanho. Isso a deixa com a sensação de “barriga cheia”, portanto desejando uma quantidade menor de comida.

Quando a comida chega no estômago o hidrogel faz com que ela fique mais tempo por lá, melhorando a absorção. A quebra causada pelo ácido estomacal também retira a água dele, fazendo-o voltar ao tamanho original. Quando a comida e o polímero chegam ao intestino delgado, ele cresce pela segunda vez, sendo que agora em uma proporção menor, melhorando a absorção dos nutrientes pelo intestino. Depois ele volta ao tamanho normal e é excretado normalmente. O interessante é que este hidrogel suporta grandes variações de pH, podendo agir tanto no estômago quanto no intestino.

Segundo a Gelesis seu produto não entra na corrente sanguínea e os primeiros testes em humanos foram feitos com sucesso. A única reclamação foi a sensação de barriga estufada, coisa que sentiríamos com tanta comida de qualquer jeito.

Se os testes finais forem um sucesso e o FDA (órgão que regula os remédios nod EUA) aprovar a venda do medicamento teremos uma opção muito menos arriscada e radical para o combate a obesidade. O problema em soluções como esta pílula ou cirurgias para redução do estômago é que nenhuma delas trabalha com o problema real, a educação alimentar.

O tipo de comida que temos disponível é em sua maioria processado e cheio de gorduras saturadas. Mesmo que comendo em menor quantidade estamos deixando nossos corpos desnutridos e obesos. A solução da Gelesis pode ajudar uma pessoa a perder peso, mas antes de mais nada ela precisa pensar em como anda sua alimentação. Comer um hambúrguer pequeno ao invés de um enorme não vai fazer bem a ninguém. É necessário modificar a mentalidade de forma geral em relação a comida.

 

 

Fonte: Popular Cience

2 comentários
  1. Unknown Said,

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Posted on 30 de abril de 2010 às 21:38

     
  2. Unknown Said,

    Nossa que Máximo! Queria poder usar essa pírula bem antes de envelhecer.
    Tá certo que deveríamos modificar a nossa mentalidade em relação à comida!
    Mas, pensem nos que já estão gordos e vão morrer gordos e com tantos outros problemas que a obesidade tras; o quanto é difícil e torturoso fazer um regime, quando que no mundo o melhor é poder comer sem culpas.
    E quanto aos nutrientes, existem cápsulas para os substituir.
    Obrigada.

    Posted on 30 de abril de 2010 às 21:43

     

Postar um comentário