Redirect

SHAMPOOS E DETERGENTES PODEM CONTAMINAR RIOS

Postado por Marcia Silva segunda-feira, 12 de abril de 2010

Cientistas estão estudando evidências de que alguns ingredientes em shampoos, detergentes e outros produtos de limpeza, quando despejados no esgoto e depois nos rios podem formar substâncias cancerígenas.

Com esses estudos ,os especialistas ficarão esclarecidos sobre a poluição dos rios e sobre uma substância conhecida como NDMA que está aterrorizando as águas.

A pesquisa de laboratório mais recente mostrou que quando passam pelo tratamento de esgoto, os produtos de limpeza formam NDMA. Apesar de ser dissolvida, em grandes quantidades ela poderia afetar os afluentes de rios nos quais a água tratada é despejada

As nitrosaminas são encontradas em várias fontes (até mesmo em carne processada e em tabaco), mas os cientistas pouco sabem sobre seu comportamento na água..

O que os consumidores podem fazer para diminuir o impacto ambiental na hora da limpeza doméstica

• Usar métodos físicos de limpeza na manutenção da casa: varreção da sujeira com vassouras, uso do aspirador de pó e do pano de pó. Eles diminuem a necessidade do uso de produtos químicos fortes.

• Evitar adquirir produtos em cuja fórmula constem componentes como cloro, formaldeído e solventes. É importante não comprar produtos clandestinos, sem embalagem própria ou rótulo que descreva os conteúdos químicos e indique o fabricante, orienta a Organização Não Governamental Greenpeace.

• Resgatar o hábito do uso da água quente combinada com sabão para desinfetar ambientes. Os modernos vaporizadores, nada mais são do que uma sofisticação tecnológica dessa antiga e eficiente prática de limpeza.

• Buscar alternativas para limpeza com produtos caseiros e igualmente eficientes. Exemplos: a)Vinagre: tira manchas de tecidos, neutraliza odores fortes, remove gordura e limpa azulejos, fogões e panelas. b) Bicarbonato de Sódio: serve para limpar pias, bidês e vasos sanitáriosem banheiros. Também substitui o cloro na remoção de limo. Basta deixá-lo agir por uma hora e depois retirar o limo com uma mistura de suco de limão e sal.

• Na hora da faxina, trapos, por sua vez, devem ser preferidos a toalhas descartáveis.

• Reaproveitar pedaços de sabões velhos. Siga os seguintes passos: a) Misture os pedaços de sabões com um punhado de açúcar e vinagre.b) Derreta em banho-maria, misturando bem.c) Coloque num vasilhame e deixe endurecer por dois dias.

• Procurar conhecer e testar os produtos de limpeza ecológicos que existem no mercado. Dar preferência aos produtos que tenham selo de certificação. Isso significa que a empresa passou por uma auditoria sobre os processos e matérias-primas utilizadas.

• Divulgar para parentes e amigos os bons produtos e as boas práticas de limpeza que conhecer.

0 comentários

Postar um comentário