Redirect

O AVANÇO DA TECNOLOGIA EM 3D

Postado por Marcia Silva sábado, 10 de abril de 2010



O AVANÇO DA TECNOLOGIA EM 3D


A Sony e a FIFA se uniram para trazer o segundo maior evento esportivo do mundo em 3D, exclusivamente para os países que apreciam de verdade um bom futebol. Ou seja: Brasil está dentro, EUA estão fora.

A Sony vai levar suas câmeras 3D para a África do Sul no ano que vem, para filmar até 25 partidas da Copa do Mundo. Isto marca um grande compromisso a esta tecnologia que eles estão apoiando forte, e vem depois que a Panasonic anunciou planos semelhantes para Olimpíadas de Inverno em 3D. E, mais importante, um disco Blu-ray com destaques das partidas será lançado no fim do ano que vem, para mostrar as vantagens do formato. E também dará a você a oportunidade de usar aqueles óculos ridículos

Essa iniciativa da Sony é uma ação agressiva para começar a chamar a atenção para a tecnologia 3D, algo que muitos acreditam que nunca dará certo, pois as pessoas não terão paciência para ficar usando óculos esquisitos, as imagens poderão deixar algumas pessoas tontas, será mais difícil ver TV em galera

Hoje, as pessoas precisam usar óculos especiais para ter a ilusão da profundidade, mas as fabricantes já trabalham no desenvolvimento de sistemas que eliminam o uso desse artefato

Os jogos serão transmitidos ao vivo para eventos especiais organizados pela Sony nas cidades de Londres, Berlim, Cidade do México, Paris, Rio De Janeiro, Roma e Sidney. Ainda não temos certeza se haverá transmissões para as poucas pessoas que podem provavelmente já ter gastado uma nota preta em uma TV 3D até 2010, mas pelo menos quem mora nas cidades acima poderá sentir um gostinho do futuro.

TVs 3D estão chegando à sua sala!

Televisores com imagens tridimensionais já estão por aqui e o primeiro canal 3D do país será lançado neste ano

Mal o mundo se acostumou com as imagens em alta definição, já vêm os fabricantes chegando com algo novo agora, eles querem levar o 3D para a sala da sua casa. E não duvide – eles vão conseguir! Os primeiros televisores que exibem as imagens tridimensionais já chegaram por aqui. E até o fim do ano, uma operadora de TV a cabo promete lançar o primeiro canal 3D do país. O primeiro teste foi feito durante o Carnaval. Telas 3D foram espalhadas por pontos estratégicos do Rio, e os convidados puderam acompanhar tudo o que estava acontecendo no Sambódromo de uma maneira especial.

A imagem 3D ocupa duas vezes mais espaço de banda que a imagem comum. Isso porque o sistema precisa emitir 2 imagens ao mesmo tempo, uma para cada olho. Por isso, a imagem 3D também é chamada de imagem estéreo. A operadora afirma que já possui estrutura para oferecer vários canais em 3D – só precisa que as emissoras efetivamente comecem a produzir no formato. Na verdade, todo material em 2D pode ser convertido em 3D. Bastam algumas fórmulas e efeitos para que a imagem seja levemente deslocada para o lado e, assim, os óculos especiais conseguem filtrar e dar profundidade àquilo que você vê. Mas isso não é o ideal, e vai oferecer um resultado muito inferior àquele que você deve ter visto no filme “Avatar”, por exemplo. Aqui, James Cameron utilizou equipamentos especiais, desde uma câmera como esta aqui, com duas lentes, até equipamentos de edição que trataram luz, coloração e profundidade de forma adequada. Não é à toa que o filme fez tanto barulho e sucesso entre público e crítica.

Para que você veja o 3D na sua casa, é preciso comprar uma TV 3D. Existem modelos que dispensam o uso dos óculos, mas por enquanto, o resultado não é tão satisfatório quanto as que precisam deles. Existem 2 tipos de tecnologia: a passiva, que tem óculos que simplesmente filtram a imagem exibida na tela; e a ativa, que possui óculos que conversam com a TV o tempo todo. Eles abrem e fecham determinadas posições da lente nos momentos exatos em que a TV está exibindo aquilo que é específico para um olho ou para o outro

Globo quer transmitir jogos da Copa

Depois da Sony anunciar que vai filmar e exibir os jogos da Copa do Mundo da África do Sul em 3D, agora é a vez da Rede Globo comunicar que também deve promover exibições tridimensionais das partidas no Brasil.

A Globo deve exibir "todos ou alguns" jogos em 3D também no Rio de Janeiro, e não disse se vai levar a Copa em 3D para outras cidades — como a Globo tem sede em São Paulo também, imagino que os jogos poderiam ser exibidos lá também. Claro, é necessário equipamento especial ou ao menos protótipos de TVs para exibir os jogos, já que as TVs 3d só chegam por aqui alguns meses mais tarde, se tudo der certo, ainda em 2010.

0 comentários

Postar um comentário