Redirect

robÔs que são cópias humanas

Postado por edir emmel domingo, 11 de abril de 2010

0,,31169553,00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dia você também vai ter um em casa

O professor japonês Hiroshi Ishiguro apresentou ontem um androide feminino que pode sorrir e imitar algumas expressões humanas. Usando um sistema de captura de movimentos, o robô, chamado Geminoid TMF, pode, sem maiores dificuldades, movimentar o seu rosto de borracha.

O professor Ishiguro desenvolveu o Geminoid juntamente com uma equipe de pesquisa, com o apoio de uma empresa japonesa especializada na fabricação de robôs.

O modelo apresentado à imprensa foi construído totalmente baseado em uma jovem japonesa. “Eu me senti como se tivesse uma irmã gêmea”, disse ela ao Daly Mail.

androide3

androide1

androide2

Eles ainda não são maioria, mas são a maior atração das feiras de tecnologia em todo o mundo. Na última Ceatec, realizada em setembro no Japão, os robôs cantaram, apostaram corrida, equilibraram-se em cima de bicicletas – tudo para provar a tese de que, muito em breve, podem se tornar o melhor  amigo do homem.

androide2

No front da nova geração estão os robôs humanoides, com características cada vez mais humanas. No mês passado, a maior feira de produtos e novidades para o setor de segurança no trabalho surpreendeu ao mostrar um robô parecido com um homem, mas que apresentava sintomas de gripe A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. Ele foi desenvolvido para dar um caráter mais realista ao treinamento de médicos e paramédicos de hospitais. Além de ser recoberto com um material muito semelhante à pele humana, o robô também suava, tinha convulsões, gemia e até chorava.

 

Na busca para desenvolver a próxima geração de robôs – seja para uso doméstico ou empresarial – as grandes companhias estão investindo mesmo em tempos de crise. A coreana KAIST (Korean Advanced Institute of Science & Technology) colocou US$ 5 milhões no desenvolvimento de um projeto em maio deste ano. A Toyota divulgou planos de dobrar sua equipe de engenheiros e cientistas de robótica para 200 profissionais em 2010. No planejamento da companhia consta que seu maior objetivo é transformar a robótica em seu principal negócio até 2020 – aplicando a tecnologia na criação de carros que fariam tudo pelo passageiro, inclusive falar.

0 comentários

Postar um comentário