Redirect

a polêmica do código da vinci

Postado por Unknown sexta-feira, 2 de abril de 2010

fondo-de-pantalla-codigo-da-vinci

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A maior parte do livro desenrola-se a partir do assassinato de Jacques Saunière, curador do museu do Louvre. Robert Langdon, Sophie Neveu eLeigh Teabing vivem várias aventuras ao tentar desvendar códigos que deem resposta aos enigmas que Jacques Saunière deixou antes de morrer.

A trama do livro envolve desde grandes organizações católicas conservadoras como a Opus Dei, até a sociedade secreta conhecida como Priorado de Sião, que, de acordo com documentos encontrados na Biblioteca Nacional de Paris, possuía inúmeros membros famosos como Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Leonardo da Vinci.

Dan Brown mesclou com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos.

codigo-da-vinci-poster091

Inicialmente um simples livro, quando se tornou filme, “o código da vinci” gerou um grande polêmica ao questionar a divindade de Cristo.

ENTRE OUTROS FATOS POLÊMICOS ESTÃO;


Maria Madalena

Ela teria sido na verdade esposa de Cristo. Afirmações de obtidas por interpretações feitas à obra de Leonardo Da Vinci, tais como:

  • a) a suposta presença de Maria Madalena na pintura A última ceia que se deveria a feições femininas atribuídas ao apóstolo João (que se encontra ao lado de Cristo);
  • b) à simetria formada entre Jesus e Madalena, que supostamente representaria o elemento feminino;
  • c) às roupas usadas por eles durante á ceia, pois estariam vestidos de maneira oposta: Jesus de veste vermelha e manto azul, e Madalena de veste azul e manta vermelha (que supostamente significaria a união dos dois pelo sagrado matrimônio). A ceia foi desenhada por Da Vinci, o que não garante a verdade. Da Vinci pôde ter feito isso por conta própria (uma espécie de liberdade poética, apresentando mensagens subliminares, dando uma visão mais ousada e polêmica).

Este assunto pode ser tratado de maneira mais afirmativa pelas obras que falam sobre uma possível descendência de Cristo na Terra, sobre as organizações Opus Dei, Priorado de Sião e e Ordem dos Cavaleiros Templários.

Maria Madalena fora esposa de Cristo, estando grávida quando ele foi crucificado, concebendo assim uma menina descendente sagrada de Cristo e chamada de Sarah. Passou o resto de sua vida escondida, e protegida pelo Priorado de Sião, que teriam jurado proteger eternamente a descendência de Cristo.

Seria então Madalena, considerada como o verdadeiro Santo Graal. Seria uma mulher, capaz de mudar toda a história contada pela Igreja Católica, mostrando que Cristo foi um homem como qualquer outro, que se uniu a uma mulher, e gerou uma descendência secreta, protegida por instituições também secretas, através dos séculos.

0 comentários

Postar um comentário