Redirect

morre presidente em acidente de avião

Postado por edir emmel sábado, 10 de abril de 2010

 

7568344.queda_aviao_na_russia_269_398

 

 

 

 

 

 

 

 

O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, morreu neste sábado quando o avião em que viajava com 95 pessoas, entre elas sua esposa e os principais comandantes das Forças Armadas, caiu sem deixar sobreviventes perto de Smolensk (oeste da Rússia).

"O avião teria se chocado com árvores, incendiando em seguida", declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores polonês, Piotr Paszkowski, ao canal TVN24.

Todos se dirigiam a Katyn, perto de Smolensk, para assistir a um ato em homenagem a oficiais poloneses executados há 70 anos pela polícia de Stalin.
O massacre de Katyn ainda pesava sobre a relação entre Moscou e Varsóvia, tensa desde a decisão da Polônia de entrar na Otan, em 1999, e na União Europeia, em 2004.
Na quarta-feira, pela primeira vez, o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, visitou Katyn, para prestar homenagem aos oficiais poloneses mortos, um gesto longamente aguardado por Varsóvia.

No total, 22 mil oficiais poloneses - capturados após a invasão do leste da Polônia pelo Exército Vermelho, em virtude do pacto entre Berlim e Moscou - foram executados pela NKVD (ancestral da KGB) entre abril e maio de 1940.
Embora as execuções tenham ocorrido em diferentes lugares, Katyn se tornou o símbolo do massacre por ser o local onde foram encontradas as fossas comuns, em 1943.
O avião em que viajava o presidente da Polônia caiu às 10H50 locais (06H50 GMT) perto de uma pista de pouso situada na periferia da cidade de Pechersk, a alguns quilômetros de Smolensk.
O acidente ocorreu "em condições de névoa espessa", precisou o ministério russo das Relações Exteriores em comunicado.

7568344.queda_aviao_na_russia_269_398

O correspondente da BBC em Varsóvia, Adam Easton, disse que o acidente está sendo sentido como uma "catástrofe" para os poloneses, independente de sua posição política em relação ao presidente.

De acordo com o repórter, muitos, visivelmente aturdidos, se reuniram em frente ao palácio presidencial em Varsóvia para deixar flores e acender velas. Um luto de sete dias foi decretado no país.

O premiê do país, Donald Tusk, teria chorado ao ser informado do incidente. Ele disse que viajará ao local do acidente.

Líderes mundiais expressaram suas condolências pela morte de Kaczynski. Na Rússia, o presidente Dmitri Medvedev se solidarizou com a Polônia. A investigação sobre as causas do acidente será conduzida pelo premiê russo, Vladimir Putin.

Os Estados Unidos disseram que esta foi uma "terrível tragédia" para a Polônia.

Já a União Europeia expressou solidariedade com o Estado-membro do bloco.

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que estava "chocada" com o incidente, enquanto o premiê britânico, Gordon Brown, expressou tristeza e descreveu Lech Kaczynski como "um dos atores que definiram a história política moderna" de seu país.

 

Fonte:http://noticias.uol.com.br

0 comentários

Postar um comentário