Redirect

O Evento de Tunguska

Postado por Unknown quinta-feira, 11 de março de 2010

tunguska_3870

 

O evento Tunguska foi uma evento ainda sem explicação ocorrido no lago tunguska, na Rússia, No dia 30 de Junho de 1908, no qual   destruiu 80 milhões de árvores em uma área de 2.150 quilômetros quadrados na região de Tunguska, na Rússia. Calcula-se que a explosão foi equivalente a 1.000 bombas atômicas iguais à de Hiroshima.

A explosão derrubou cerca de 80 milhões de árvores em uma área e 2150 quilômetros quadrados e estima-se que tenha provocado um terremoto de 5 graus na escala Richter.

tunguska_480px_2

Apesar de ser considerado o maior impacto terrestre na história recente da Terra, impactos de intensidade similar em regiões remotas teriam passado despercebidos antes do advento do monitoramento global por satélite nas décadas de 1960 e 70.

Embora não haja explicação oficial sobre o fato, a tese mais amplamente aceita pelos cientistas avalia que a devastação do Evento Tunguska foi feita pelo deslocamento de ar causado pela explosão de um cometa ou um meteorito a uma altitude entre 5 e 10 quilômetros, a energia gerada pela explosão atingiu entre 5 a 30 megatons.

Apesar de não possuir nem uma explicação sobre o assunto,  teorias não faltam para o evento com a que a  destruição provavelmente foi causada pelo deslocamento de ar subseqüente a uma explosão de um meteoróide ou fragmento de cometa na baixa atmosfera devido ao atrito da reentrada, até mesmo que um nave espacial teria colidido com um asteróide na atmosfera.

0 comentários

Postar um comentário