Redirect

AFTA BUCAIS

Postado por Marcia Silva domingo, 11 de abril de 2010


ÁFTA
Você certamente algum dia já teve problemas com aftas ou conhece alguém que deve ter se queixado delas. As aftas bucais são lesões que aparecem nas mucosas da boca como lábios, língua, bochechas e, às vezes, até na campainha. "Quando essas pequenas ulcerações aparecem a pessoa sente dores ao falar, deglutir e ao engolir líquidos e alimentos"

O problema atinge entre dois e três bilhões de pessoas no mundo, porém ainda não existe definição da causa nem do tratamento corretos.
É uma ferida considerada limpa, pois não é provocada por microorganismo algum, como bactéria ou fungo
A tendência de ter afta começa a surgir na adolescência e se agrava na faixa dos 30 e 40 anos, fase em que a pressão social é maior e há preocupação com estabilidade financeira e familiar. Com o avanço da idade a tendência diminui e por vezes, o problema desaparece por completo.

1

Começa com sensação de formigamento ou incômodo na mucosa da boca
2

De 24 a 48 horas depois, surge um ponto avermelhado
3

Com o tempo, o núcleo da lesão vai ficando esbranquiçado e, quando a afta está madura, surge a ferida no seu centro
4

Normalmente, a afta desaparece em sete dias, sem que seja usado tratamento algum.
aracterísticas

  • As aftas surgem na maioria das vezes em pessoas saudáveis;
  • A afta comum não provoca febre nem mau hálito;
  • Não tem cura definitiva, é um problema que vai e volta;
  • Não é transmissível de uma pessoa para outra;
  • As feridas são limpas, pois não há nelas fungos ou bactérias que desencadearam o problema.
A teoria mais aceita é a de que pessoas com afta está com alguma deficiência no sistema imunológico, que pode ser atribuída, entre outras coisas, a:

Predisposição genética;
Tensão pré-menstrual;Deficiência nutricional..

Ulceração aftosa comum:

é a forma mais visual e corresponde a 80% dos casos. São feridas pequenas que surgem de uma só e vêm em uma quantidade que varia de uma a cinco. Aparecem em surtos. As lesões podem estar relacionadas por alguma forma de trauma. Saram sem deixar cicatriz.

Ulceração herpetiforme:

quando aparecem muitos machucados de tamanho menor e extremamente dolorosos. Surgem na ponta da língua e o assoalho da boca. Saram sem deixar cicatriz. Quem é de repente atingido com várias aftas de uma vez precisa pode estar com uma deficiência imunológica mais séria.

Antiinflamatório corticóide: é muito usado em bochechos ou em pomadas apropriadas. Há também injeções antiinflamatórias que são aplicadas sobre a lesão.

O QUE PODE CAUSAR A AFTA?

Alimentos e frutas ácidas como o abacaxi e o limão, assim como temperos picantes,feijão,batata,café, podem funcionar como possíveis indutores da formação de aftas, principalmente em quem já apresenta tendência para o problema. Mas os principais desencadeadores das lesões são o stress e trauma local (por doenças dentárias ou próteses mal adaptadas). doenças sistêmicas, imunopatias, deficiências nutricionais, alergias, doenças auto-imunes e reações a determinados tipos de medicamentos. Mas os principais desencadeadores das lesões são o stress e trauma local (por doenças dentárias ou próteses mal adaptadas)

A tendência de ter afta começa a surgir na adolescência e se agrava na faixa dos 30 e 40 anos, fase em que a pressão social é maior e há preocupação com estabilidade financeira e familiar. Com o avanço da idade a tendência diminui e por vezes, o problema desaparece por completo.

Pode parecer loucura, mas a melhor coisa para afta é formol. Isso me foi indicado por um médico. Vc molha um cotonete no formol, e encosta ele na afta por alguns segundos. Vai queimar e "matar" a afta, e vai doer bastante por uns 90 segundos, ma depois vc pode até chupar limão, que a afta não arde nem dói. Esse negócio de ficar passando bicarbonato, não resolve, ele queima a afta, mas não mata, pois logo ela volta a doer

esconfie sempre daquelas aftas quer nunca cicatrizam, e perduram por 20 a 30 dias. Nesse caso, é preciso avaliar se não há uma doença mais grave por trás, como herpes ou até mesmo Aids. Os fumantes e pessoas que gostam de bebidas fortes, tipo uisque e vodka, precisam analisar as aftas com cuidado porque correm o risco de desenvolver tumores malignos na boca.




0 comentários

Postar um comentário